Buscar
  • REDE COLÉGIO M2

PIONEIRA EM TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA

Atualizado: 26 de Ago de 2019

A Rede Colégio M2 foi a primeira rede de escolas do Vetor Norte a implantar o sistema de energia sustentável Fotovoltáica.


A primeira escola com energia fotovoltáica do Vetor Norte

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A célula fotovoltaica, um dispositivo fabricado com material semicondutor, é a unidade fundamental desse processo de conversão.

Este tipo de energia usa-se para alimentar inumeráveis aplicativos e aparelhos autónomos, para abastecer refúgios ou moradias isoladas da rede elétrica e para produzir eletricidade a grande escala através de redes de distribuição. Devido à crescente demanda de energias renováveis, a fabricação de células solares e instalações fotovoltaicas tem avançado consideravelmente nos últimos anos.


A energia solar fotovoltaica está sendo considerada como uma grande aliada da sustentabilidade. Países como Estados Unidos, Alemanha, China, Itália, Japão e Espanha já estão usando o potencial do sol em grande escala. Aqui no Brasil, onde essa carga de energia pode ser muito maior (afinal, temos dias ensolarados quase o ano inteiro), os investimentos estão crescendo e tem tudo para dar muito certo.

Além da vantagem econômica – estudos mostram uma capacidade de 95% de economia na conta de luz –, os benefícios para a natureza são vários. Segundo o Greenpeace, as energias renováveis, como a eólica e a solar fotovoltaica, são consideradas a principal solução para a mitigação de gases de efeito estufa no mundo. O sol é uma fonte de energia chamada renovável, pois é natural, limpa e está disponível o tempo todo. Além disso, sua produção não gera resíduos e não emite gases de efeito estufa, sem falar que a produção das tecnologias solares é controlada para que o processo de fabricação não prejudique o meio ambiente.




33 visualizações
  • @colegiom2
  • Colégio M2

Criado por Efeito Borboleta